O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) e o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA) realizaram nesta segunda-feira, 31, um webinário para abordagem sobre os “Desafios da Assistência Farmacêutica no SUS em tempos de Covid”, com a palestrante especialista em saúde pública, Karen Sarmento Costa. O evento contou ainda com a representante do UNFPA, Verônica Martins, e ainda com o presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins, mediador.
Charles Tocantins ressaltou que um dos grandes problemas enfrentados na pandemia foram questões relacionadas a área farmacológica . “Fomos surpreendidos com um vírus sem a certeza cientifica das medicações a serem administradas, previstas em protocolos para colocar à disposição os usuários. Daí a importância dessa discussão no entorno deste assunto”, disse.
Karen Sarmento Costa é farmaceutica formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialista em Saúde Pública e Doutora em Saúde Coletiva, área de concentraçao de Epidemiologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi coordenadora Nacional da Assistencia Farmaceutica Básica do Ministério da Saúde, sendo responsável pela formulaçao, desenvolvimento, planejamento e implantaçao do Programa Nacional de Qualificaçao da Assistência Farmacêutica (Qualifar-SUS) e Sistema Nacional de Gestao da Assistência Farmacêutica (Hórus) nos municípios brasileiros.
Atualmente Keren é consultora externa o Conasems, apoiando na aérea da assistência farmacêutica, ciência e tecnologia. “Estar trabalhando junto aos municípios, especialmente debatendo hoje nesse webinário com os municípios é uma motivação. Uma oportunidade impar para compartilharmos conhecimento”, concluiu.
Transmitido pelo Canal YouTube do Cosems/PA, o webinário faz parte da parceria do Cosems/PA com o UNFPA para promoção de diversas atividades conjuntas. Entre as ações, está o projeto voltado a alguns municípios da Ilha do Marajó, que inclui uma abordagem inovadora para acesso e distribuição de contraceptivos a mulheres em idade fértil, incluindo preservativos masculinos.
Além disso, o projeto inclui ainda a entrega de kits dignidade contendo insumos de higiene pessoal, que são entregues a gestantes e puérperas da região do Marajó. “Esse webinário é mais um fruto dessa grande parceria com o Cosems/PA. O intuito é trazer situações em que os municípios possam interagir e compartilhar experiências por meio das plataformas digitais”, afirmou.
O vídeo do webinário está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=wau320RWykg