Cosems-PA debateu sobre eventos adversos pós-vacinação da Covid-19

Publicado em: 05/07/2021
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta sexta-feira, 2, aconteceu a live com o tema “Eventos Adversos Pós-Vacinação da Campanha de Imunização contra a Covid-19”, direcionada aos gestores e profissionais que atuam nas coordenações de Imunização e da Atenção Básica de todas as Secretarias Municipais de Saúde do Pará.  O evento online foi promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e teve como objetivo esclarecer dúvidas e orientar sobre as ações e protocolos de investigação e notificação.

A transmissão foi feita pelo canal do Cosems/PA no Youtube, com interação pela plataforma Zoom. A mediação ficou por conta do assessor técnico do Cosems/PA, Antônio Jorge, com a participação da coordenadora estadual de imunização, Jaíra Ataíde, e da coordenadora de Eventos Adversos Pós-Vacinação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Sandra Deotti.

Antônio Jorge enfatizou a importância o diálogo com os municípios, visto que os eventos online também servem para aproximar a gestão estadual e o Cosems os municípios. “É um momento rico que traz informações de grande importância aos técnicos e gestores de saúde. Estamos num cenário que requer bastante atenção até porque temos quatro laboratórios na produção de vacinas diferentes contra a Covid-19”, ressaltou. 

Sandra Deotti fez uma apresentação sobre Vigilância Epidemiológica de Eventos Adversos Pós-Vacinaçã “essa é uma apresentação geral, passando pelas principais definições, como o manejo e a vacinação segura, por exemplo, disse.

A médica também reforçou que é preciso estar atento às outras vacinações para a atualização do calendário vacinal e ainda melhorar o desempenho das salas de vacinação. “Sabemos da fragilidade do momento dessa pandemia, mas não vamos esquecer das demais vacinas. Nossa coberturas não estão boas, vamos fazer busca ativa para vacinar os adolescentes e nossos bebês, principalmente”, destacou

Eventos adversos Pós-Vacinação: são quaisquer eventos indesejáveis ou não intencionais, isto é, sintoma, doença ou achado laboratorial anormal após a vacinação, não possuindo necessariamente uma relação causal com o uso de uma vacina ou de outro imunobiológico. De modo geral, qualquer evento adverso que ocorra até 30 dias após a vacinação é temporalmente associado à vacinação, independentemente de ter sido causado ou não pela vacina.

De acordo com as autoridades de saúde pública, as vacinas contra o vírus Sars-CoV-2 são produtos novos e requerem monitoramento devido às diferentes tecnologias de fabricação e às características de conservação. O processo de farmacovigilância das vacinas permanece em curso, após utilização do produto na população em geral, com o objetivo de conhecer os eventos adversos associados a estes imunobiológicos.

Após a coleta de dados, é realizada análise para investigar o nexo causal com a vacina administrada. O processo de notificação de eventos adversos após a vacinação se inicia com a notificação pelos serviços de saúde no sistema on-line e-SUS Notifica.

O vídeo está disponível do canal do Cosems-PA no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=Honw0qeYCuA

Leia também