Evento alusivo ao Março Lilás debaterá sobre o câncer do colo do útero

Publicado em: 06/03/2023
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) convida os gestores municipais para participar do evento alusivo ao Março Lilás, que será realizado nesta quinta-feira, 09, pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) a partir das 8h, no mesmo dia em que será realizada a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O mês é dedicado à prevenção ao câncer do colo do útero, tumor que segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) atinge mais de 16.700 mulheres, por ano, no Brasil (estimativa de novos casos por ano no triênio 2020/2022). De acordo com o Inca, a região Norte é a única no Brasil em que a incidência do câncer de colo de útero supera a do câncer de mama.

A programação vai contar com importantes temas referentes à temática, como a importância da estratégia de vacina contra o HPV; o cenário atual da vacinação de HPV no Pará; a saúde do adolescente e o Programa Saúde nas Escolas como estratégias para cobertura vacinal do HPV; Atenção Primária e Imunização contra o HPV; e o Programa de Controle do Câncer de Colo de Útero. Também serão abordados assuntos relacionados à Política e Rede Estadual de Controle do Câncer de Colo de Útero e apresentadas as Experiências exitosas na Atenção Primária e Média Complexidade no controle do câncer do colo do útero.

O rastreamento de lesões pré-cancerosas em mulheres, seguido de tratamento, é uma intervenção custo-efetiva para prevenir o câncer de colo do útero. A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) pode reduzir significativamente o risco deste tipo de câncer. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) recomenda vacinar meninos e meninas de 9 a 14 anos, quando é mais eficaz. As vacinas contra o HPV estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Junto com a vacinação contra o HPV, o rastreamento e o tratamento de lesões de forma precoce podem prevenir novos casos e mortes. Se detectado precocemente, o câncer do colo do útero pode ser tratado e curado. Sem tratamento, este tipo de câncer é quase sempre fatal.

Serviço:

Evento alusivo ao Março Lilás

Data: 9 de março

Hora: 8h às 12:00h

Local: Auditório do Gabinete da Sespa

End.: Trav. Lomas Valentinas, nº 2190 – Marco

Leia também