Secretários participam de debate com foco no encerramento de gestão

Publicado em: 12/03/2024
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Iniciou nesta terça-feira, 12, o Seminário para os Gestores Municipais com ênfase para APS e os desafios do encerramento de Gestão”, que está sendo realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) no auditório do hotel Princesa Louçã. O evento reúne técnicos e gestores das secretarias municipais de saúde, além de representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O objetivo do encontro, que segue até esta terça-feira, 13, é orientar os gestores municipais de saúde para o encerramento da gestão de 2024 e discutir sobre os desafios de implementação da política de saúde de atenção primária.

A mesa de abertura foi composta pela presidente do Cosems/PA, Jucineide Barbosa; da secretária estadual de saúde, Ivete Gadelha  Vaz;  do diretor do Fundo Nacional de Saúde (FNS), Dárcio Guedes Jr; do Superintendente do Ministério da Saúde no Pará, Delcimar Viana; além do Secretário Adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz  e do  Secretário Adjunto de Gestão Administrativa, Edney Mendes Pereira.

No primeiro dia do evento os participantes assistiram a uma palestra com Dárcio Guedes Jr sobre a política de financiamento da saúde pública, bem como as ações e os serviços ofertados à população. “Esse é um momento crucial para esclarecimento de dúvidas. Pudemos trazer a discussão para entender quais são as dificuldades do gestor e com isso criar ferramentas que vão facilitar e subsidiar em suas tarefas”, disse.  

No período da tarde, o coordenador de Políticas Remuneratórias do Trabalho na Saúde/Ministério da Saúde, Fabio Maia, falou sobre os repasses da assistência financeira complementar da União e eventuais inconsistências. Ele abriu uma mesa de perguntas, na qual foram esclarecidas muitas dúvidas dos secretários.

A presidente Jucineide Barbosa destacou que a iniciativa vem ao encontro dos anseios dos secretários de saúde, que têm muitas dúvidas referentes ao piso da enfermagem, à utilização de alguns recursos, dentre outras. “Esse primeiro dia trouxe debates que vão enriquecer nossos conhecimentos. A passagem da caravana do piso da enfermagem, por exemplo, veio ao encontro dos anseios dos gestores, pois ainda há muitas dúvidas sobre o complemento do piso da enfermagem. Outro ponto importante é a discussão com o Fábio, que proporcionou um momento de debate fundamental para esclarecimentos de dúvidas. Com certeza essas informações ajudarão nos relatórios de gestão”, afirmou

Leia também