Cosems-PA recebe visita técnica do Grupo Executivo da Rede Colaborativa

Publicado em: 10/05/2023
Autor: Edna Lima
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems-PA) recebeu a visita técnica de membros do Grupo Executivo do Projeto de Formação da Rede Colaborativa para o Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS. O primeiro encontro aconteceu nesta segunda-feira, 8, com reunião entre a coordenadora do Rede Colaborativa no Pará, Marlene Reis e a facilitadora Lorena Maia. Na terça-feira, 9, eles reuniram-se com a diretoria do Cosems/PA, representada pelos secretários de saúde de Moju, Michel Garcia, e de Santa Luzia do Pará, Júlio Guimarães, juntamente com o assessor técnico Raimundo Sena e o presidente Charles Tocantins. 

A equipe, formada por representantes do Beneficência Portuguesa e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, discutiram com os gestores sobre as principais demandas dos municípios e conheceram as especificidades e realidade da região, que tem dimensões geográficas importantes e pede estratégias de trabalho diversificadas. “O Cosems-PA tem uma missão muito importante perante os secretários municipais de saúde. O Rede Colaborativa foi pensado especialmente para auxiliar o gestor com apoio de profissionais experientes e qualificados no âmbito do SUS. Cada um com papel importante dentro de seus territórios”, disse Tocantins. 

No período da tarde, foi a vez da equipe reunir-se com os apoiadores que se apresentaram e fizeram um resumo sobre o trabalho realizado, bem como falaram das dificuldades encontradas.  “Essa é uma visita de acompanhamento que fazemos todos os anos aos Cosems. O objetivo é entender como o projeto está sendo desenvolvido, além de ouvir os gestores e apoiadores. Um momento importante, visto que também funciona como um processo de muito aprendizado”, destacou o coordenador do Rede Nacional Colaborativa, Ernesto Salles Watanabe. 

Também participaram do encontro Luana Tironi e  Cínthia Costa – representando a Beneficência Portuguesa/SP; Luciana Barros,   Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Cláudia Veras pelo Ministério da Saúde e Viviane Lima como representante do Conasems.

A Rede Colaborativa, é uma estratégia do Colegiado Nacional de secretários Municipais de Saúde (Conasems), para o Fortalecimento da Gestão Municipal, em parceria com o Hospital da Beneficência Portuguesa e Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que buscam fortalecimento das regiões de saúde através da articulação entre os entes com discussão de propostas e encaminhamentos voltados à expansão de serviços e organização da Rede de Atenção, através da Estratégia Apoiador Cosems.

No Pará, atualmente são 14 apoiadores espalhados nas 13 Regiões de Saúde, que apoiam com seus trabalhos os 144 gestores municipais, juntamente com as equipes técnicas dos Centros Regionais de Saúde (CRS). Eles atuam nas demandas que necessitem de um aporte de orientações, mobilizações e escuta qualificada na busca de soluções conjuntas nas regiões.

Leia também