Cosems/PA realiza oficina da Rede Colaborativa para apoiadores

Publicado em: 11/01/2023
Autor: Edna Lima
Tempo de leitura: 2 minutos

Iniciou nesta terça-feira, 10, em Belém, a Oficina de Avaliação e Planejamento do Projeto Rede Colaborativa do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA). Participam do encontro os assessores técnicos, Paulo Campos, Raimundo Sena e Sílvia Comaru, além da coordenadora  Marlene Reis e da facilitadora do projeto, Lorena Maia e os apoiadores que dão suporte aos gestores municipais de todas as regiões do Estado.

Marlene Reis, ressalta que o encontro reforça o compromisso com as ações referentes ao projeto, pois contribui para o acompanhamento e avaliação dos trabalhos de cada um dos apoiadores em suas respectivas regiões. “Trabalharemos com metodologias ativas, buscando a integração do grupo, com rodas de conversa, aulas expositivas para balizamento conceitual sobre a realidade de cada apoiador e elaboração do plano de trabalho para o ano de 2023”, destacou.

No primeiro dia do evento, os participantes fizeram uma dinâmica de grupo e dialogaram sobre o trabalho exercido junto aos municípios. Eles apontaram a realidade e definiram soluções para sanar dificuldades.  Até sexta-feira, 13, eles vão discutir assuntos relacionados ao planejamento estratégico (priorização de ações PRI/CIR, agenda de Educação Permanente), além de questões políticas, papel na CIR e atribuições do apoio nas qualificações.

A Rede Colaborativa, é uma estratégia do Colegiado Nacional de secretários Municipais de Saúde (Conasems), para o Fortalecimento da Gestão Municipal, em parceria com o Hospital da Beneficência Portuguesa e Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que buscam fortalecimento das regiões de saúde através da articulação entre os entes com discussão de propostas e encaminhamentos voltados a expansão de serviços e organização da Rede de Atenção, através da Estratégia Apoiador Cosems.

No Pará, atualmente são 13 apoiadores espalhados nas 13 Regiões de Saúde, que apoiam com seus trabalhos os 144 gestores municipais, juntamente com as equipes técnicas dos Centros Regionais de Saúde (CRS). Eles atuam nas demandas que necessitem de um aporte de orientações, mobilizações e escuta qualificada na busca de soluções conjuntas nas regiões.

Dentre os objetivos da oficina estão a avaliação das rotinas desenvolvidas e resultados alcançados; discussões de estratégias de colaboração e ou intervenção; e organização do trabalho dos apoiadores, visando o aprimoramento das informações para uma análise crítico-reflexiva de assuntos relevantes na rotina junto a equipe de assessores Cosems.

Leia também