Seminário encerra com público expressivo durante a programação

Publicado em: 13/03/2024
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Foi encerrado nesta quarta-feira, 13, o Seminário para os Gestores Municipais com ênfase para APS e os desafios do encerramento de Gestão”, realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) no auditório do Hotel Princesa Louçã. A presidente do Cosems/PA, Jucineide Barbosa, fez um balanço do seminário enfatizando o empenho e comprometimento de todos os envolvidos, inclusive destacando a participação expressiva dos secretários.

“O seminário contou com um número significativo de participantes, que tiveram a oportunidade de esclarecer muitas dúvidas referentes à utilização dos recursos financeiros, bem como sobre os critérios de alguns serviços. Nesses dois dias tivemos condições de demonstrar o propósito dessa iniciativa, que é de munir os secretários de informações importantes e necessárias, além de promover a integração entre eles.  

No último dia do encontro, o debate foi sobre a prestação de contas no encerramento da gestão e a nova Lei de Licitações n° 14.133/2021, com o auditor do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Thiago Peixoto. “A lei necessita da atenção dos gestores, pois contribui para a melhoria da estruturação. A intuito é garantir a eficiência do planejamento com os devidos requisitos legais”, destacou.

Por fim, o presidente do Conasems, Hisham Hamida, fechou o evento com a palestra sobre os desafios no encerramento da gestão na visão municipalista, passando pela implementação na Atenção Primária – outro momento primordial em que os gestores também esclareceram dúvidas. “Essas são temáticas que estão no cotidiano de todos os municípios. Quero parabenizar o Cosems Pará pela iniciativa, pois com certeza esse seminário fará a diferença na vida dos secretários e secretárias no dia a dia da gestão”, completou.

A secretária de saúde de Porto de Moz, Patrícia Oliveira, ressaltou o importante papel do Cosems em auxiliar os gestores, além de promover ações que somam com o trabalho exercido na secretaria. “Quero aqui parabenizar  nossa presidente do Cosems Pará e toda a equipe pelo riquíssimo  seminário. Foram dois dias de muito esclarecimento e aprendizado”, afirmou.

O objetivo do seminário foi orientar os gestores municipais de saúde para o encerramento da gestão de 2024 e discutir sobre os desafios de implementação da política de saúde de atenção primária. A mesa de debate do encerramento também foi composta pelo Superintendente do Ministério da Saúde no Pará, Delcimar Viana e Sezostris Costa, assessor técnico do Ministério da Saúde, além das representes da Sespa Ana Paula Reis, Diretora do Departamento de Atenção à Saúde e da coordenadora de Saúde da Família, Sâmela Galvão.

Leia também