Presidente do Cosems/PA marca presença em seminário sobre financiamento da APS no SUS

Publicado em: 25/08/2022
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Durante todo o dia desta terça-feira, 23, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em parceria com o Banco Mundial, realizou o seminário “Financiamento da Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde”, ocorrido em Brasília/DF.  O evento discutiu a situação do financiamento APS no Brasil e no mundo, tendo como objetivo promover o debate em torno das reformas do SUS, com foco na APS. Também foram debatidas as recomendações da Global Lancet Commission on Financing Primary Health Care, à luz das tendências recentes do financiamento da APS no Brasil. O seminário teve como público alvo formuladores de políticas dos níveis federal, estadual e municipal, academia, profissionais de saúde e pesquisadores do Brasil e do exterior.

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Charles Tocantins, participou do evento e destacou a importância de intensificar as discussões sobre o financiamento da APS. “Todo e qualquer evento que amplie a discussão sobre esse assunto é de fundamental importância para a construção de uma política de saúde ideal. Temos muitos desafios e um dos maiores problemas na gestão do SUS é a dificuldade financeira para os serviços essenciais, que no caso da atenção básica, precisa ser visto como todo. Muitos casos graves podem ser evitados ainda na atenção primária. Daí a importância de um olhar especial pela estância federal, no que tange ao financiamento da APS”, frisou.

Sala com sofá e mesa de centro

Descrição gerada automaticamente com confiança média

O Seminário contou ainda com a participação de Socorro Gross Galiano, representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil; do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga;  do  Secretário de Estado de Saúde de Goiás, Sandro Rogério Rodrigues Batista,  representando o Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS); de Wilames Freire Bezerra, Presidente do CONASEMS; e de  Michele Gragnolati, Gerente para América Latina e Caribe da Prática Global de Saúde, Nutrição e População do Banco Mundial.

Além das cinco sessões de debate ao longo do dia, no evento também foram lançadas as publicações “Relatório de Pesquisa – Gestão Orçamentária e Financeira do SUS” e “Financiamento do SUS na perspectiva municipal: contribuições do Conasems para o debate”. Os dois documentos foram elaborados pelo Conasems com o apoio de instituições parceiras e poderão ser consultados livremente de maneira digital. 

Leia também