Participe da consulta pública sobre o Plano de Saúde da Amazônia Legal

Publicado em: 16/04/2024
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 1 minuto

O Ministério da Saúde disponibilizou a consulta pública sobre o Plano de Saúde da Amazônia Legal (PSAL). Por meio de um formulário online, é feita a coleta de opinião a respeito de importantes eixos, como  Educação e Trabalho; Gestão e Organização do SUS e Vigilância; Financiamento e Sustentabilidade Econômica; Mobilização e Controle Social; Fronteiras e Articulação Internacional; Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico; e Indicadores, Direitos e Saúde dos Povos e Comunidades Tradicionais, Originários, Quilombolas, Migrantes, Refugiados e Apátridas.

O objetivo é juntar propostas e experiências para a formulação de ações de saúde mais efetivas para a população amazônica. De acordo com o Ministério da Saúde, mesmo quem não mora na região, pode participar e ter voz nesse processo de construção


Criado em 2004, o PSAL ganhou maior relevância em 2023, após a criação do Grupo de Trabalho Ação de Saúde Amazônica (GT-ASA), coordenado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS).

Cerca de 772 municípios fazem parte da Amazônia Legal eles correspondem 61% do território brasileiro nesta região. De acordo com os dados, 13% da população brasileira representa a Amazônia Legal e 600 mil indígenas estão concentradas nessa área.
Para participar, acesse a plataforma até o dia 8 de maio, clique no link

Leia também