Representante do Cosems/PA é empossado no Conselho Estadual de Saúde

Publicado em: 27/03/2024
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 1 minuto

O Conselho Estadual de Saúde (CES) empossou na manhã desta quarta-feira, 27, o Conselheiro Estadual,  Antônio Jorge Silva Araújo,  assessor técnico que representará o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) – no segmento Gestor/Prestador, como suplente até o curso do biênio  2022-2024. Participaram da cerimônia a presidente do CES do Pará, Elizeth Braga, o secretário de saúde de Limoeiro do Ajuru, Edson Marques – que também tem cadeira como titular, entre outros que compõem o CES.

O CES é composto por 56 conselheiros entre titulares e suplentes, representando 21 instituições. O decreto de nomeação assinado pelo governador Helder Barbalho foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 21 de fevereiro de 2024. Os conselheiros têm como missão trabalhar pelo aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecendo as diretrizes e fixando normas para a elaboração, implantação e execução do Plano Estadual de Saúde.

O Conselho Estadual de Saúde é um órgão colegiado de deliberação superior do Sistema Único de Saúde (SUS). Vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), tem caráter permanente com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política estadual de saúde bem como o acompanhamento, controle e avaliação de sua execução, em conformidade com a Constituição Estadual e com as leis pré-estabelecidas.

Leia também