Live debate a saúde mental no território paraense

Publicado em: 22/03/2023
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) realizou nesta terça-feira, 21, a segunda live sobre atenção psicossocial, que trouxe como tema “A Saúde Mental no Território Paraense: entre Pontes, Estradas e Rios”.  Com transmissão ao vivo pelo canal Youtube do Cosems/PA, o evento foi mediado pela assessora técnica Silvia Comaru, tendo como palestrantes as psicólogas   Marilda Couto e Rachel Dias, coordenadora de Saúde Mental em Abaetetuba.

Marilda Couto falou sobre a saúde mental no território paraense. De acordo com a psicóloga, nas duas últimas décadas houve uma conscientização crescente sobre a necessidade de melhorar os serviços de saúde mental. Porém, em alguns países, seja de baixa, média ou alta renda, a resposta coletiva tem sido limitada por estruturas políticas e ordenamentos jurídicos ultrapassados, bem como pela falta de recurso. Couto reforçou sobre a importância dos serviços móveis para assistência à saúde mental. “Esses serviços funcionam como apoio à população em domicílio ou em outros locais, como espaços públicos ou nas ruas”, disse.

Rachel Dias apresentou o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) fluvial como experiência exitosa em saúde mental no município de Abaetetuba. Ela destacou que a realidade da região engloba três campos diversos, que são a cidade, a estrada com seus ramais e as ilhas. “É um território gigantesco que precisamos dá conta com muita criatividade e sair do cuidado somente com o médico e auxílio medicamentoso, que é a lógica atual nos dias de hoje”, completou.

A coordenadora destacou que o projeto nasceu justamente da necessidade de sair do território fixo e chegar às localidades mais distantes da cidade – proporcionar acesso aos usuários dos serviços de saúde mental. “É um trabalho que requer muita atenção e por isso pensamos na programação que vamos levar a esse público. Levamos palestras e damos orientações com equipe diversas, que vai desde o educador físico, psicólogo e assistente social, depende da localidade”, explicou.

Após as apresentações das palestrantes, houve um debate com a participação dos internautas, em sua maioria profissionais que atuam nas secretarias municipais de saúde. Eles puderam interagir e esclarecer dúvidas por meio de perguntas. Alguns falaram da necessidade de um curso de capacitação para os que atuma nos Caps municipais. Silvia Comaru colocou que a Diretoria do Cosems, fará um diálogo com a Sespa a respeito do assunto.

Confira o vídeo completo do evento https://www.youtube.com/watch?v=PidiCMsnvrw

Leia também