Profissionais de saúde do Pará apresentam experiências exitosas em congresso nacional

Publicado em: 20/07/2022
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Os servidores da gestão municipal de saúde do Pará levaram suas experiências exitosas à 17ª edição da Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, realizada nesta terça-feira, 12, pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) na Universidade Anhanguera-Uniderp, em Campo Grande/MS. O evento faz parte do XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde que ocorrerá até esta sexta-feira, 15. Durante todo o dia, eles apresentaram os dez trabalhos selecionados na II Mostra “Pará aqui tem SUS”, promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA). A Mostra contou com apresentações presenciais de 343 experiências exitosas de Secretarias Municipais de Saúde de todo o Brasil.

No Pará, as experiências foram referentes às temáticas: Gestão e Planejamento do SUS; Controle Social e Participação da Comunidade na Saúde; Financiamento e o Fundo Municipal de Saúde; Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde; Judicialização da Saúde no Município; Atenção Básica; Modelo de Atenção à Saúde; Saúde Reprodutiva; Vigilância em Saúde; Regulação do SUS; Gestão da Assistência Farmacêutica; Regionalização; Governança Regional e Saúde Digital.

Uma imagem contendo mulher, pessoa, em pé, segurando

Descrição gerada automaticamente

Os municípios participantes com seus respectivos temas foram: Fisioterapia Mais Perto de Você (Trairão); Benefícios da Fisioterapia Aquática e da Musicoterapia na Melhora da Qualidade de Vida de Idosos (Magalhães Barata); Consultório Farmacêutico e Práticas Integrativas Complementares na Atenção Primária em Belém-PA (Belém); O Acolhimento e a Estimulação Precoce da Criança com Sinais do Transtorno do Espectro Autista no SUS (Ourilândia do Norte); Inovação, Acesso e Integralidade: Nova Rede de Cuidado como Estratégia de Enfrentamento à Covid-19 (Rurópolis); Programa de Ação para Controle da Malária (PACM): Uma Ação Prática no Município de Vitória do Xingu (Vitória do Xingu); Projeto CONECTACS: Pela Organização dos Serviços na Onda Digital (Abaetetuba); Organização do Sistema de Regulação RAS Visando a Equidade do Acesso a Serviços em Canaã dos Carajás  (Canaã dos Carajás); Episiotomia Zero nas Práticas Obstétricas de um CPN Peri Hospitalar no Norte do Brasil (Castanhal); e Uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos em Centro de Parto Normal do Município de Castanhal-PA (Castanhal).

O presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins, lembrou sobre a grandeza da criatividade dos profissionais para a implementação dos serviços oferecidos na gestão municipal de saúde. “Esses servidores têm grande significado, uma vez que, contribuem de forma positiva ao se proporem reinventar suas ideias para melhoria da qualidade dos serviços ofertados em seus municípios”, destacou. 

Leia também