Cosems/PA participa de capacitação sobre inserção de pessoas com autismo no mercado de trabalho

Publicado em: 09/06/2022
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

A técnica do Conselho de Secretarias Muncipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Laís Torres, participou de uma capacitação promovida pelo projeto “NORTEA PARÁ”, que tem como objetivo apoiar a inserção de jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho. Lançado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), o programa tem parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Pará).

O projeto consiste na formação de profissionais que atuam em Recursos Humanos, gestores e técnicos com ensino superior para serem replicadores da inclusão, colaborando para que jovens e adultos com TEA tenham protagonismo social, autonomia e possam desenvolver suas potencialidades profissionais.

A participação de Laís Torres no projeto rendeu a criação de uma cartilha sobre a temática, que traz um conteúdo atrativo e dinâmico mostrando a importância da inserção desse público específico no mercado de trabalho. “Hoje temos cerca de 3,5 milhões de crianças com autismo que irão crescer nos próximos anos. Os novos estudos sobre o assunto e os avanços das terapias com multiprofissionais, estão permitindo que essas crianças se desenvolvam mais sociáveis, com mais autonomia e independência”, afirmou.

Grupo de pessoas em pé lado a lado

Descrição gerada automaticamente
Equipe do Cosems/PA recebendo a cartilha com orientações para inclusão de jovens e adultos autistas no mercado de trabalho, criada por Laís Torres

Laís reforçou ainda que é preciso pensar e mobilizar esforços para que todas as pessoas com autismo sejam incluídas. “À medida que cada criança cresce, aumenta também a preocupação dos pais, com esses futuros adultos. É uma bandeira que precisa de cada vez mais visibilidade, diálogo e ações que sejam efetivamente inclusivas”, completou.

De acordo com a Sespa, foram selecionados 60 servidores do estado do Pará, cujo principal objetivo foi capacitar esses profissionais para a implementação de práticas fundamentadas referentes às  diferenças e ao compromisso com a inclusão de pessoas com TEA no mercado de trabalho. Além disso, o projeto pretende ainda ampliar postos de trabalho para pessoas com autismo.

Clique no link e confira a edição da cartilha “Nortea: Formação de Multiplicadores da Inclusão para a Inserção de Jovens e Adultos com Autismo no Mundo do Trabalhohttps://drive.google.com/file/d/1gMTB5k61lQuWRplMi-QXPf5YRFK0Gd1B/view?usp=sharing

Leia também