Tecnologia aproxima usuários da atenção primária aos serviços de saúde especializados

Publicado em: 25/04/2023
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

A tecnologia está em constante avanço e aprimoramento. Hoje, contamos com ferramentas que trazem grandes inovações para tratamentos e procedimentos. O telemedicina, por exemplo, é um dos recursos mais interessantes e relevantes dentro do contexto médico. A pandemia de Covid-19 acelerou a transformação digital de forma global e os avanços e as inovações tecnológicas chegaram para encurtar distâncias entre o atendimento da atenção primária e os procedimentos especializados.

Hoje, os municípios paraenses contam com os mais diversos serviços médicos que podem ser realizados na modalidade online. De certa forma, a ideia é aproximar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir os custos dos municípios com Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Elencamos os principais meios de acesso a estes serviços no âmbito do SUS
no Pará.

Telemedicina Cosems/PA: Atualmente o projeto mantém consultórios em 57 municípios paraenses. Em 2022, foram feitas 10.992 consultas nas especialidades de alergologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, neuropediatria, psiquiatria, pneumologia e urologia. Destas, as especialidades mais demandadas pelos municípios são: cardiologia (1.485), neuropediatria (1.338), dermatologia (1.230), urologia (1.011), psiquiatria (1.096) e endocrinologia (978).

Saúde das Manas: Por meio do telemedicina foram instaladas salas de consultas com apoio tecnológico em 13 municípios do arquipélago do Marajó. Paralelo ao projeto, o Cosems-PA está ampliando o serviço nos demais municípios que compõem a região. O Saúde das Manas é um projeto implementado no meio da pandemia da Covid-19, fruto de uma parceria entre o Fundo de População das Nações Unidas o Cosems/PA. O objetivo é fortalecer o sistema de saúde local e atender mais de 80 mil mulheres em idade reprodutiva residentes em nos dezesseis municípios da Região do Marajó.

Telemedicina Pará: O projeto foi retomado pelo Governo do Pará com objetivo de disponibilizar pontos de acessos a consultas especializadas aos municípios. O projeto faz parte do programa “Assistência Médica Especializada na Região Norte do Brasil por meio da Telemedicina”, fruto de uma parceria do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI) com o Hospital Israelita Albert Einstein, em que são ofertadas teleconsultas em 7 especialidades médicas, tais como endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia.

No Pará, o projeto piloto, coordenado pela Sespa contou com o apoio do Cosems/PA e ocorreu em 10 municípios selecionados a partir dos critérios elencados pelo Ministério da Saúde, que incluem o baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), carência de médicosespecialistas e distância de centros médicos especializados. Hoje o projeto conta com aproximadamente 60 pontos de acesso.

Telessaúde UFPA: O Núcleo de Telessaúde do Complexo Hospitalar da UFPA (CHU-UFPA) integra a estratégia e-Saúde do Departamento de Saúde Digital do Ministério da Saúde, com objetivo estratégico de apoiar a consolidação das Redes de Atenção à Saúde, ordenada pela Atenção Primária, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com as diretrizes do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes regulamento pela Portaria MS no 2.546, de 27 de outubro de 2011.

Os serviços ofertados pelo Núcleo de Telessaúde do Complexo Hospitalar da UFPA junto às Centrais de Regulação de Serviços do Estado do Pará e município de Belém contribuem para o acesso da população aos serviços de saúde, por meio do telediagnóstico e teleconsultoria e também contribuem para a qualificação do cuidado à saúde por meio da tele-educação. O público-alvo é constituído de profissionais de saúde da atenção primária dos municípios da região que atendem aos usuários do SUS, cerca de 8.690.745 habitantes da Amazônia Paraense.

Telessaúde UEPA: O Telessaúde é uma das estratégias de efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS), que conta com a participação de diversas instituições como a Universidade do Estado do Pará (Uepa). Em fase de reestruturação aqui no Pará, o Programa prevê a instalação de pontos de acesso em unidades dos 144 municípios do estado.

Leia também