Cosems/PA e Uepa definem terceira turma de pós-graduação em Saúde Coletiva

Publicado em: 11/04/2024
Autor: Edna Lima
Assunto: Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta quinta-feira, 11, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) reuniu-se com representantes da Universidade do Estado do Pará (Uepa) para tratar de assuntos referentes ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Coletiva. Durante a reunião, foi definido o mês de junho para lançamento do edital da terceira turma do curso, que será realizado na cidade de Redenção, destinado aos secretários de saúde e servidores municipais da Macrorregião IV.

Participaram da reunião a secretária executiva do Cosems/PA, Maria Alice Leal; a coordenadora financeira, Jaqueline Duarte; o assessor técnico Raimundo Sena; e o diretor para Educação Permanente, Formação Profissional e Gestão do Trabalho, Júlio Guimarães (Secretário de Saúde de Santa Luzia do Pará). Representando a Uepa, estiveram presentes o coordenador acadêmico da especialização em Saúde Coletiva, Sérgio Oliveira; o diretor de Desenvolvimento à Pós-Graduação, Willame Ribeiro; e a técnica administrativa, Katharina Briano.

Na modalidade presencial e de forma gratuita, o curso faz parte de um convênio entre o Cosems/PA e a Uepa, por meio do Centro de Ciências Biológicas da Saúde – CCBS. O objetivo é qualificar profissionais de diversas áreas de atuação no SUS. “É um convênio de extrema importância, pois é uma parceria que beneficia o servidor que é parte importante o que possibilita a educação continuada. Algo que vai ao encontro dos anseios dos profissionais que buscam essa qualificação constante”, disse Sérgio Oliveira.

A primeira turma foi realizada em Belém, às Macrorregiões de Saúde I e II” em 2022, com formandos no ano passado. A segunda está em andamento em Santarém, destinada às Macrorregião de Saúde III. “Essa iniciativa mostra a preocupação do Cosems Pará com a qualificação dos servidores e secretários que atuam na atenção primária dos municípios. O Pará tem grande dimensão territorial, onde muitos profissionais não têm a oportunidade de virem a Belém. Isso vai trazer grandes feitos aos municípios e consequentemente impactar na humanização do atendimentos aos usuários do SUS”, completou Júlio Guimarães.

Leia também