Cosems/PA informa sobre a distribuição da vacina contra a Covid-19 nos municípios paraenses

Publicado em: 18/01/2021
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 18, com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para tratar sobre a operacionalização e distribuição da vacina contra a Covid-19 nos 144 municípios paraenses.  A imunização deve chegar ao Estado ainda hoje num quantitativo de 173.240 mil doses. A meta é vacinar pelo menos 95% do público-alvo, que nesta primeira fase contempla os 40% dos trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência (abrigo ou asilos) e indígenas aldeados.

Participaram da reunião o presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins; a secretária de Saúde de Ananindeua, Dayane Lima; as assessoras técnicas do Conselho, Ângela Oliveira e Silvia Comaru; além de representantes da Coordenação Estadual de Imunização e de Vigilância em Saúde da Sespa e do secretário adjunto da Secretaria, Sipriano Ferraz.

Aos municípios da Calha Norte e do Marajó a Sespa fará a distribuição direta nas sedes municipais. Aos demais, as vacinas vão chegar aos Centros Regionais de Saúde (CRS) e os municípios devem buscar nos Centros de sua abrangência.

“A gente faz um apelo ao gestor para a retirada imediata das doses assim que estiverem disponíveis para cada um de seus municípios. As vacinas direcionadas aos indígenas serão entregues aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs)”, afirmou Charles Tocantins.

Charles Tocantins reforça ainda sobre o cadastro das pessoas vacinadas em até 72 horas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde. Ele também alertou sobre a estruturação das salas de vacinação e seus equipamentos. “Se necessário, a Sespa se prontificou a distribuir seringas e agulhas nesse primeiro momento. Outro detalhe importante a ser lembrado é sobre o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) nos trabalhadores de saúde”, destacou.

Confira aqui a nota elaborada pela equipe técnica do Cosems/PA

Leia também