Presidente do Cosems/PA marca presença em conferências municipais de saúde

Publicado em: 02/12/2021
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Formular diretrizes para subsidiar a elaboração de um plano eficaz para aprimorar a assistência à saúde da população. Esse é o principal objetivo das conferências de saúde realizadas no âmbito municipal, estadual e federal.  No Pará, já iniciaram as etapas municipais do evento, que é realizado pelos Conselhos Municipais de Saúde em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde.

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems-PA), Charles Tocantins, participou de duas conferências. A primeira foi realizada na sexta-feira, 26, em Bragança, com a palestra magna abordando o tema central: “O SUS como Conquista Pública e      Melhor Vacina para o Negacionismo à Vida, à Democracia e ao Futuro do País”, ministrada por Tocantins. O vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Mário Ribeiro Júnior, também palestrou no evento com a temática “Gestão da Atenção Básica de Saúde de Bragança Frente aos Desafios da Pandemia do Novo Coronavirus”.

Já nesta segunda-feira, 29, a 13ª conferência foi realizada em Vitória do Xingu com o tema: “Efetivação do Direito à Saúde”, também com a presença do presidente Charles Tocantins e do secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Sipriano Ferraz. “O Pará enfrenta grandes desafios como, por exemplo, a distância de algumas localidades e ainda a desigualdade social. São muitas as dificuldades para fazermos com que esse serviço funcione de forma mais eficaz e acessível à população. Mesmo assim, trabalhamos incansavelmente para atingirmos o patamar desejável”, disse Tocantins.

Participam das conferências servidores públicos e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a secretária de Saúde de Vitória do Xingu, Roseli Braga, as melhorias e investimentos no sistema são os grandes desafios para um SUS com qualidade. “Daí a importância das conferências, pois é um momento oportuno de ouvir os usuários e trabalhadores para montar um plano conforme as necessidades”, disse. 

Durante a programação foram realizados trabalhos de grupo entre os representantes dos usuários e trabalhadores do SUS, com apresentação de propostas a serem avaliadas para efetivação das políticas públicas de saúde.

Leia também