Autoridades marcam presença na abertura de fórum realizado em Breves

Publicado em: 23/09/2021
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

A abertura do “I Fórum Regional de Esforço Integrado para a Prevenção e a Eliminação da Raiva Humana no Pará”, realizado em Breves, no Marajó, nesta quarta-feira, 22, contou com a presença de autoridades locais e de especialistas no tema. Integraram a mesa o prefeito da cidade, Xarão Leão; o vereador Hermógenes Melo; a secretária de Saúde de Breves, Jucineide Barbosa; a representante da superintendência do Ministério da Saúde no Pará, Marli Cruz; o coordenador geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial do Ministério da Saúde, Marcelo Wada (de forma remota); a representante do Instituto Evandro Chagas, Lívia Casseb; Gláucio Galindo, da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará); e Adriana Tapajós, diretora de endemias da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Charles Tocantins disse que Breves é o maior município do Marajó, onde se concentra muitas demandas das localidades adjacentes. Ele destacou que o evento tem o propósito de chamar a atenção para a melhoria da cobertura vacinal antirrábica na região do Marajó II, que infelizmente ainda esta aquém do satisfatório. Tocantins lembrou sobre os casos de raiva de Melgaço em 2018, com óbito e também de Portel em 2004.

 “Essa é uma região que necessita de trato específico nesse tema. Esperamos que saiam proposta, debates e encaminhamentos que possam nos ajudar no enfrentamento desse problema. Ainda temos registros de ataques de morcegos e situação de população vulnerável. Nós, gestores precisamos dar resposta a essas demandas”, afirmou.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e o apoio da Prefeitura Municipal de Breves, o evento também reúne os secretários de saúde dos municípios que compõe a região do Marajó II.  O foco dos debates são as ações de controle, os riscos, a prevenção e o tratamento da doença.

Que possamos fazer um bom debate e encontrar meios e soluções para prevenir mais casos dessa doença. Não podemos esperar que se repitam surtos em nossa região. Nos preocupa muito a baixa cobertura vacinal, por isso, vamos intensificar os trabalhos para mudar este cenário”, ressaltou Xarão Leão.

Confira o vídeo com a transmissão da abertura do evento

Leia também