Cosems/PA sedia workshop em alusão ao Dia Mundial da Malária

Publicado em: 29/04/2021
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) realizou nesta terça-feira, 27, a transmissão ao vivo do workshop promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Malária. Com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Saúde, a programação contou com palestras de especialistas e apresentações das experiências  exitosas dos municípios de Oeiras, Bagre, Itaituba e Anajás, para o controle da malária nos seus territórios. Eles enfatizaram os trabalhos que ajudaram a reduzir/erradicar a doença em suas regiões. O evento online teve o apoio da equipe técnica do Telemedicina/Cosems-PA.

A abertura do workshop foi feita pelo assessor técnico do Cosems/PA,  Antônio Jorge Araújo, que reforçou a importância da parceria do Conselho junto às ações de controle e combate à malária.  Também participaram do evento a Coordenadora Estadual de Controle da Malária,  Paola Vieira, a Diretora do Departamento de Controle de Endemias, Adriana Tapajós, além da pesquisadora da área da malária e doutora em ciências, Silvia Maria Di Santi, que ministrou a palestra sobre os desafios da vigilância da malária no contexto da pandemia do novo Coronavírus.

De acordo com a coordenação estadual de Controle de Malária, o objetivo do evento foi fortalecer as ações para o enfrentamento da malária no Pará, por meio da formação continuada dos trabalhadores da rede. O foco do evento foi nas temáticas sobre o diagnóstico situacional da malária no Pará e o panorama da situação da malária com base nas plataformas Sistema de Vigilância Epidemiológica de Malária (SIVEP) e vetor.

De acordo com a SESPA, o número de casos de malária caiu de 32.753 em 2019 para 23.843 em 2020, representando uma queda de 27,20%. E ao se comparar o primeiro trimestre de 2020 com 4.936 casos, com o primeiro trimestre de 2021 com 4.334 casos, a redução foi de 12,19%. Os números de 2020 ainda são parciais porque a alimentação do sistema prossegue até junho deste ano.

Leia também