Projeção na Doca chama atenção para prevenção de gravidez na adolescência

Publicado em: 27/09/2021
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Quem transitou ontem pela esquina da rua Tiradentes com a Visconde de Souza Franco, em Belém (PA), se atentou a um urgente assunto: a prevenção de gravidez na adolescência. Com imagens, frases e dados como “Mais de 31 mil bebês nasceram de mães adolescentes (10 a 19 anos) no Pará em 2019”, a projeção de vídeo assinada pela renomada artista paraense Roberta Carvalho incentivou a sensibilização sobre o tema.

A ação durou de 19h às 22h e marcou o Dia Mundial de Prevenção de Gravidez na Adolescência, que foi neste domingo, 26/09. “De início, foram as cores que me chamaram a atenção. Depois, quando vi as mensagens e entendi do que se tratava, fiquei pensativa. É uma realidade que a gente até esquece que ainda é tão presente aqui na região”, disse a estudante Juliana Souza, 24 anos, que passava pela rua Tiradentes no momento da projeção.

A projeção de vídeo teve o objetivo de envolver a sociedade na temática e fez parte de um conjunto de ações do projeto Saúde das Manas acerca do assunto.  “Nossa ideia era conscientizar as famílias, estudantes, a sociedade de modo geral que a adolescente tem o direito de se prevenir e esperar o momento certo, pois a gravidez saudável deve ser planejada”, explica Charles Tocantins, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (COSEMS/PA).

O projeto é uma parceria do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e atua na garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, através do acesso a métodos contraceptivos, consultas com médica ginecologista e obstetra, incentivo ao pré-natal, prevenção de gravidez não planejada e de infecções sexualmente transmissíveis, fortalecimento do sistema público de saúde, dentre outras linhas de trabalho.

Prevenção – Além de dados alarmantes, a projeção também exibiu as cinco frases vencedoras do concurso de frases organizado pelo projeto Saúde das Manas e que contou com intensa colaboração dos paraenses de todas as regiões, com mais de 90 inscrições. Saiba mais sobre o projeto no site saudedasmanas.org.br

Texto: Ascom/UNFPA

Leia também