Cosems/PA promove Oficina ImunizaSUS Pará

Publicado em: 14/10/2022
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) realizará na próxima quinta-feira, 20, a Oficina ImunizaSUS-Pará que vai reunir  gestores de saúde, além de diretores e coordenadores de Imunização e da atenção primária. o evento será transmitido ao vivo pelo canal do Cosems/PA no Youtube. No mesmo dia, também acontecerá o encontro estadual ImunizaSUS e da Macro Região I, com os representantes dos 30 municípios componentes, para debate sobre a temática.

O foco do evento será a apresentação do resultado da Pesquisa Nacional sobre Cobertura Vacinal do projeto ImunizaSUS, coordenada pelo Núcleo de Saúde Coletiva (NESCON)) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Direcionada aos 144 municípios paraenses a pesquisa teve como objetivo analisar a situação atual identificar os principais desafios à efetividade da política e das ações de imunização, investigando a queda da cobertura vacinal e seus determinantes, com ênfase na hesitação vacinal. A pesquisa foi aplicada a todos os municípios brasileiros, sendo que, cada um tem sua etapa para avaliação no âmbito estadual.

“No primeiro momento vamos discutir sobre os dados da pesquisa, que tratou sobre os problemas encontrados pelos gestores a respeito da vacinação. Já no segundo momento, vamos  reunir com representantes dos municípios da Macro Região I para entendermos as dificuldades e definir os caminhos a serem seguidos após o diagnóstico. A ideia é buscar soluções para melhorar nossos indicadores e o desempenho dos municípios. Também vamos agendar o trabalho de grupo  virtual com as  Macrorregiões II, III e IV”, explicou o assessor técnico do Cosems/PA, Antônio Jorge Araújo. 

ImunizaSUS

O ImunizaSUS, fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Ministério da Saúde e instituições parceiras ,o projeto estrutura-se em três pilares: Educação, Pesquisa e Comunicação. Teve início em 2021 e capacitou mais de 30 mil profissionais de saúde. Além da capacitação, o projeto executa uma série de ações de comunicação visando o engajamento social para conscientização da população brasileira sobre a importância da vacinação.

Leia também