Cosems/PA conclui etapas da IV Mostra “Pará aqui tem SUS”

Publicado em: 07/05/2024
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) realizou nesta terça-feira, 07, em Belém, a última etapa da IV Mostra “Pará aqui tem SUS”, que reuniu servidores que atuam nas regiões de saúde do Marajó I e II, Metropolitana I, II e III, Rio Caetés e Tocantins. Durante todo o dia, foram apresentados 65 trabalhos referentes às mais diversas temáticas, submetidos a uma banca composta por nove avaliadores.

A solenidade de abertura foi feita pela secretária executiva, Alice Leal, que esteve representando a presidente do Cosems/PA, Jucineide Barbosa, e a mesa foi composta pela secretária de saúde de Abaetetuba, Rosa Carvalho; o secretário de saúde de Chaves, Emanno Rafael; a diretora do Departamento de Atenção à Saúde na Sespa, Ana Paula Reis; e a coordenadora da Mostra, Marlene Reis.

As apresentações aconteceram em etapas de forma descentralizada, sendo que a primeira foi em Marabá e a segunda em Santarém. Os profissionais com melhor desempenho nas experiências terão seus trabalhos selecionados para a 19ª Mostra Brasil “Aqui tem SUS”, promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontecerá em Porto Alegre/RS. No total, 12 trabalhos serão selecionados  e o resultado final será divulgado no dia 09 de maio.

O secretário de saúde de Marapanim, Rafael Ferreira, apresentou o trabalho “Saúde na Sua Comunidade: Facilitando o Acesso à Saúde nos Vazios Assistenciais em Marapanim-PA”. Ele destacou a importância da participação do gestor como forma de incentivo aos servidores municipais. “É uma satisfação estar aqui na capital trazendo a apresentação de um trabalho idealizado pela gestão, juntamente com o corpo técnico. Nossa ideia é chegar mais perto daqueles que necessitam de assistência à saúde, além de incentivar nossos servidores a também desenvolverem experiências em prol do atendimento para melhorar o acesso da população”, destacou.

Leia também