Reunião discute capacitação dos trabalhadores de saúde que atuam no campo

Publicado em: 02/05/2024
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 1 minuto

Em reunião realizada nesta terça-feira, 30, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) e a Fiocruz Amazônia discutiram sobre o Projeto de Formação de Trabalhadores e Trabalhadoras que atuam no cuidado em saúde da população do campo, da floresta e das águas em diferentes territórios, no contexto da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas (PNSIPCFA).

Executado pelo Instituto Leônidas & Maria Deane/Fiocruz Amazônia o projeto busca desenvolver o processo de Educação Permanente com trabalhadores e trabalhadoras da saúde do campo, floresta e águas na região norte e Maranhão. No âmbito estadual, participam do projeto o Cosems/PA e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

O projeto será lançado no Congresso da Rede Unida em julho e vai trazer abordagem participativa sobre os princípios e estratégias da Educação Popular em Saúde; acolhimento, participação, construção coletiva, emancipação; Educação Permanente, entre outros.

Participaram da reunião a Adriane Elias, da Fiocruz Amazônia – Coordenadora do Projeto na Região Norte e Maranhão; a presidente do Cosem/PA, Jucineide Barbosa, a secretária executiva, Alice Leal e o assessor técnico Raimundo Sena.

“” A formação é destinada a aproximadamente 870 profissionais de nível superior e técnico, aos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, bem como trabalhadores da área da gestão, abrangendo 60 municípios paraenses na primeira etapa do projeto, contemplando, prioritariamente, todos os municípios da região do Marajó,  explicou Sena”, explicou Sena.

Leia também