Esclarecer o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nos municípios paraenses, bem como apoiar a gestão para o alcance do processo de qualificação das UPAS. Esse é o objetivo da live que será realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PA) nesta quarta-feira dia 26/10 e com transmissão ao vivo pelo Canal Youtube do Conselho, das 9h30 às 13h.
A mediação será feita pelos assessores técnicos do Cosems/PA, Silvia Comaru e Paulo Campos. O público-alvo são os profissionais que atuam nas Upas; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192); Hospitais de Urgência e Emergência; no Programa Melhor em Casa; nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs); e na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Atualmente são 30 UPAs habilitadas em funcionamento no Pará. Dessas, 14 já são qualificadas. De acordo com Paulo Campos, a proposta principal é integrar as equipes para o compartilhamento de informações, além estimular as outras 16 UPAs a se tornarem qualificadas, conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
“É de suma importância a participação de todos os atores envolvidos no atendimento, uma vez que um dos entraves é a falta de alimentação do sistema. Os municípios precisam cumprir essa meta de acordo com a portaria das UPAs. A falta de informação no sistema sobre a produção das unidades implica inclusive na suspensão do recurso e até mesmo na desabilitação do serviço”, enfatizou Campos.