Telemedicina leva exame especializado ao município de Anajás

Publicado em: 04/02/2020
Autor: Edna Lima
Assunto: Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (Cosems/PA), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Anajás, realizou dias 31 e 1º, o exame de fundo de olho, procedimento que detecta complicações oculares. Os pacientes atendidos foram os portadores do diabetes mellitus e hipertensão arterial, todos cadastrados no programa hiperdia. No total, foram realizados 107 procedimentos, feitos pelas técnicas Silvane Reis e Giovana Rolim, pelo programa Telemedicina do Cosems/PA.

De acordo com a secretária de Saúde de Anajás, Kelly Barros, o atendimento foi possível graças aos esforços da secretaria de saúde do município, que tem buscando recursos e parceiras. “O exame é muito importante e de fundamental relevância para aqueles que possuem doenças sistêmicas, como a diabetes e a hipertensão”, afirmou Kelly Barros.

O procedimento é realizado através do retinógrafo portátil, lançado recentemente pela startup brasileira Phelcom Technologies, o aparelho é integrado a um smartphone e faz exames de retina de alta qualidade, em poucos minutos. O equipamento auxilia na prevenção de várias doenças oculares, como a retinopatia diabética e o glaucoma.

Implantado pelo Cosems/PA em 2017, o Telemedicina oferta de consultas nas especialidades de neurologia, neuropediatria, cardiologia, endocrinologia, infectologia, dermatologia, psiquiatria e alergista.  O atendimento é feito simultaneamente nos polos, entre um clinico geral que acompanha fisicamente o paciente e o especialista que fica na Central, localizada na sede do Conselho.

O exame é uma técnica que faz a captura da imagem ocular e, via nuvem, esses dados são encaminhados ao médico oftalmologista, que lauda e devolve o resultado ao município. “O programa telemedicina tem alguns módulos, dentre eles a consulta online e o diagnóstico, que estamos implantando gradativamente. Além do exame de fundo de olho já realizamos o diagnóstico em cardiologia. Tudo graças à cooperação técnica que fechamos com os municípios, explicou o coordenador do Telemedicina, Jader Gardeline.

Leia também