Telemedicina do Cosems/PA registra bons números no atendimento via teleinterconsultoria

Publicado em: 05/02/2020
Autor: Edna Lima
Assunto: Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos

Desde sua implantação, em 2017, o projeto Telemedicina vem alcançando resultados positivos. Já foi atingido um número maior que 7 mil consultas em especialidades. Implantado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems-PA), o projeto também visa reduzir os custos dos municípios com Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e encurtar distâncias entre o atendimento da atenção primária e as consultas com o médico especialista. De acordo com o coordenador do Telemedicina, Jader Gardeline, no ano de 2016 os dados do Ministério da Saúde apontaram gastos entre Estado e municípios em torno de 50 milhões com TFD.

Atualmente o projeto mantém dez consultórios em alguns municípios paraenses, atendendo cerca de 27 municípios adstritos. Os atendimentos são feitos de forma estratégica, por isso, possibilitam a ampliação do serviço para outras localidades, por meio dos polos implantados. 

As consultas são feitas simultaneamente nos polos, entre um clinico geral que acompanha fisicamente o paciente e o especialista que fica na Central, localizada na sede do Cosems/PA, em Belém. “A ideia é agilizar o processo de consultas especializadas no interior. Isso facilita a vida do paciente, que muitas vezes precisa se deslocar de sua cidade à procura de especialistas na capital”, ressaltou Jader.

São realizadas em média 400 consultas ao mês nas especialidades de neurologia, neuropediatria, cardiologia, endocrinologia, infectologia, dermatologia, psiquiatria e alergista.  Destas, as áreas mais demandas pelos municípios são cardiologia, neurologia, neurpediatria e endocrinologia. “Tínhamos muitas solicitações para consultas de psiquiatria, até mesmo por falta de profissionais que queiram trabalhar no interior. Agora essa é uma realidade, visto que já fizemos a contratação desse especialista para compor o projeto”, informou o coordenador. 

São quatro consultórios que funcionam diariamente. Os munícipios recebem as cotas com antecedência para consultas e posteriormente cadastram os pacientes no sistema. Os pacientes cadastrados vêm encaminhados de clínicos com queixa da patologia e exames anexados. Os dois analisam os resultados e a melhor prescrição médica para o caso, inclusive com orientação ao paciente.

O serviço é feito em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e o Cosems/PA oferece todo o suporte necessário para a infraestrutura. O município que se interessar pelo Telemedicina deve enviar uma solicitação para o e-mail telesaude.tec@cosemspa.com.br via ofício. A partir daí, será feita análise técnica, principalmente a questão relacionada à conectividade.

Leia também