Mais dois consultórios do projeto Telemedicina do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems-PA) foram implantados na ilha do Marajó. Desta vez, quem recebeu a estrutura montada foram os municípios de Anajás e Muaná.
A equipe do Telemedicina esteve em Anajás no dia 5 deste mês para a instalação dos equipamentos no consultório do município, que é um dos sete contemplados pelo projeto “Saúde das Manas”, desenvolvido pelo Cosems/PA em parceria com o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA). O objetivo é garantir o acesso à saúde para mulheres marajoaras no contexto da pandemia da Covid-19. Os equipamentos foram doados pelo UNFPA e os profissionais receberam treinamento da equipe do Conselho.
“É de extrema importância a vinda do Telemedicina para o nosso município. Temos uma fila enorme para a especialidade de ginecologia e obstetrícia nas unidades de saúde. Esse iniciativa pode diminuir e até mesmo zerar essa fila, pois estamos ampliando o atendimento com o médico especialista. Isso possibilita o acesso rápido a essas mulheres, sem contar que vai contribuir com o diagnóstico precoce e evitar o avanço de doenças”, destacou o secretário de Saúde de Anajás, Jérime Rêgo.
Nesta segunda-feira, 16, foi a vez de Muaná receber os equipamentos montados pelo Cosems-PA. A secretária de Saúde do município, Claudia Andrade, reforçou a importância da implantação do Telemedicina, que facilitará o acesso do paciente às consultas especializadas sem precisar sair de sua localidade para o procedimento. “Outro fator importantíssimo é que o serviço vai dar resolutividade a nossa demanda reprimida”, destacou.
Por meio do Telemedicina, serão ofertadas consultas de genecologia e obstetrícia às mulheres que residem nos municípios. Além disso, o Cosems-PA ampliará o atendimento nas especialidades de endocrinologia; cardiologia; neuropediátria; neurologia; alergologia; dermatologia; gastroenterologia, pediatria; psiquiatria; pneumologia e urologia. A previsão é implantar os consultórios do Telemedicina nos 16 municípios marajoaras.