Telemedicina do Cosems/PA chega à população do Marajó

Publicado em: 24/11/2020
Autor: Edna Lima
Assunto: Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos

O serviço de Telemedicina do Cosems/PA chega à população da ilha do Marajó com a implantação dos consultórios que darão suporte às consultas médicas especializadas. Na última quinta-feira, 19, a equipe do Telemedicina esteve no município de Salvaterra para a instalação dos equipamentos (notebooks e TV) no consultório onde funcionará o serviço. Na sexta-feira, 20, eles também visitaram a cidade de Cachoeira do Arari para a instalação dos equipamentos. Já no sábado, 21, foi a vez do município de Soure inaugurar o consultório com toda a estrutura fornecida pelo Cosems/PA.

A previsão é implantar os consultórios do Telemedicina nos 16 municípios da ilha do Marajó até o final do próximo mês. Destes, seis recebem a contribuição do Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), por meio do projeto “Saúde das Manas”, desenvolvido em parceria com o Cosems/PA. Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Melgaço, Salvaterra e Santa Cruz do Arari fazem parte das ações estratégicas do projeto que visa dar continuidade aos serviços de saúde voltados à saúde sexual e reprodutiva no contexto da Covid-19.

Serão ofertadas consultas nas especialidades de ginecologia e obstetrícia, neurologia, neuropediatria, cardiologia, endocrinologia, infectologia, dermatologia, psiquiatria, alergologia/imunologia e pediatria.

“A iniciativa tem como objetivo garantir o acesso da população às consultas especializadas. Para contribuir com as políticas de saúde voltadas às mulheres residentes na Ilha do Marajó, também vamos levar consultas médicas de ginecologia e obstetrícia via atendimento por telemedicina”, afirmou o presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins.

Inaugurado em 2017, o projeto Telemedicina vem alcançando resultados positivos. Dos principais benefícios alcançados está a redução dos custos dos municípios com Tratamento Fora de Domicílio (TFD), além de encurtar distâncias entre o atendimento da atenção primária e as consultas com o médico especialista.

Ao longo dos anos foram mais de 8.897 atendimentos. Atualmente o Telemedicina está em 15 municípios que atendem seis adstritos. Na sede do Conselho são quatro consultórios que funcionam diariamente com uma média de 600 consultas ao mês.

Leia também