Nesta quarta feira (24/04) a caravana do Marajó, composta por dez secretários de saúde da região marajoara, cumpriu em Brasília/DF mais uma agenda de reuniões. Eles reuniram com representantes do Ministério da Saúde para discutir sobre os instrumentos e relatório de gestão, APS no Marajó, rede de urgência e emergência, saúde mental, dentre outras pautas importantes e desafiadoras para o Marajó. O diretor para Municípios de População Ribeirinha e Vulnerável, José Raimundo Farias (Sec. Curralinho), representou a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Jucineide Barbosa.
Na Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) os gestores trataram sobre as UBSs fluviais e equipes de saúde ribeirinha. Em outra audiência, foram discutidos assuntos referentes à rede de atenção de Média e Alta Complexidade, com foco nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPSs), na qual os gestores propuseram que fosse feito um incremento no teto MAC específico para o Marajó.
No período da tarde, a pauta foi sobre a vigilância em saúde, na qual estive na pauta os agentes de endemias, vacinação e financiamento destas ações do Marajó, com diferenciação por conta das dificuldades de logísticas e distâncias para locomoção.
Faz parte da comitiva a secretária de saúde de Cachoeira do Arari, Lediane Pereira; Emanno Ferreira (Chaves); Suzy Rodrigues (Salvaterra); Patricia Santos (Afuá); Ediene Bentes (Santa Cruz do Arari); Mônica Leal (Oeiras do Pará); Aurilene Andrade (Anajás); Fabio Farias (São Sebastião da Boa Vista); e Benedito Sherlo Martins (Portel.
Ainda estiveram presentes o representante da Superintendência do Ministério da Saúde do Pará, Delcimar Viana e Sezostrys Alves, assessor. Fortalecendo a luta do Marajó, os secretários estadual de saúde, Ivete Vaz e o Adjunto de Gestão Administrativa, Edney Mendes, também participaram das reuniões.