A reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) deste mês de junho aconteceu nesta quinta-feira, 20, com a participação dos gestores e técnicos do estado e das secretarias municipais de saúde.
Na pauta, foram debatidos assuntos referentes ao Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC); a Descentralização dos Prestadores de Serviços Públicos sob Gestão Estadual; Redução das Filas para as Cirurgias Eletivas; e a Pactuação sobre o Fluxo Assistencial para Pacientes com Deformidades Crânio Facial.
Um dos pontos principais da reunião foi referente à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que terminou na última sexta-feira, 14. Agora, teve início o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV), uma ação que visa avaliar a situação vacinal das crianças menores de 5 anos de idade contra a poliomielite e o sarampo em uma determinada localidade (bairro, distrito, regional, entre outros).
A ação é desenvolvida por meio de visita casa a casa para verificar a situação vacinal no cartão ou na caderneta de vacinação do público-alvo, possibilitando identificar áreas onde há concentração de não vacinados. Seus resultados auxiliam na avaliação do risco de exposição da população às doenças imunopreveníveis em questão, uma vez que permitem mapear áreas com bolsões de pessoas suscetíveis pela não vacinação, possibilitando a implementação de ações corretivas para elevar as coberturas vacinais nessas áreas.
Confira a íntegra da reunião no link https://youtube.com/live/SAVTLSBe7q0?feature=share