Secretários de saúde participam de Workshop sobre atenção especializada

Publicado em: 20/11/2023
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Iniciou nesta segunda-feira, 20, em Belém, o Workshop de Ações e Serviços da Atenção Especializada, que está sendo realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PA) e o Ministério da Saúde. Secretários de saúde de vários municípios participam do evento, que tem como objetivo implementar a assistência e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

A programação traz assuntos de grande relevância para a expansão dos serviços, bem como ao atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as temáticas abordadas está o Plano Nacional de Atenção Especializada em Saúde; o Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência; e o Departamento de Saúde Mental. O evento, que ocorre até esta terça-feira, 21,  está sendo transmitido pelo canal do Cosems/PA no YouTube v=S3GXu_8baRQhttps://www.youtube.com/watch?v=S3GXu_8baRQ.

Secretário de Saúde de Belém, Pedro Anaisse

O secretário de Saúde de Belém, Pedro Anaisse, esteve presente na mesa de abertura representando o Cosems Pará. Ele lembrou do processo de integração e mobilização de trabalho nas esferas estadual, federal  e municipal, por meio do Cosems, para elaboração de projetos para a COP-30, que será realizada em Belém no ano de 2025. “A ideia é que através desse mote, possamos buscar oportunidade de financiamento de ações para trazermos ganhos e benéficos desde já para a rede de saúde pública do Pará”, destacou.

Secretários de saúde de vários municípios participam do evento

A secretária estadual de saúde,  Ivete Gadelha Vaz ressaltou sobre o descaso do governo passado com a saúde pública no estado. Ela reafirmou a necessidade de mudanças no financiamento, considerando as especificidades da região amazônica. “A situação é muito difícil nos âmbitos estadual e municipal. É uma luta árdua para conseguirmos o financiamento que se aproxime às necessidades neste cenário atual. A atenção básica precisa de recursos para melhorar os serviços, no entanto é primordial garantimos também melhorias na referência para a atenção especializada”, concluiu.

Fotos: José Pantoja/Ascom Sespa

Leia também