O combate às arboviroses foi tema de uma reunião realizada nesta quarta-feira, 06, no Instituto Evandro Chagas com a presença de representantes da Prefeitura de Belém, do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), do Centro Nacional de Primatas, entre outros dos municípios da região metropolitana da capital. O objetivo foi debater o combate a essas doenças, além da Febre Oropouche, que teve casos recentes confirmados no Brasil.
Estiveram presentes na reunião os secretários de saúde Rodrigo Balieiro (Benevides); Dayane Lima (Ananindeua); e Milvea Carneiro (Barcarena), além do assessor técnico da área de Vigilância em Saúde do Cosems/PA, Antônio Jorge Araújo. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) reforçou a importância de uma revisão nos parâmetros mínimos financiáveis pelo Ministério da Saúde, do programa de agentes de combate às endemias, ator este importante no fortalecimento das ações de combate aos agravos.
Durante a reunião, foi apresentado pela secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, um panorama da dengue no Brasil e a atuação do Governo Federal para o combate à doença.