Na manhã desta terça-feira, 23, os secretários de saúde do Marajó reuniram-se com o senador Beto Faro, em Brasília, para apresentarem um planejamento de investimentos na atenção básica voltado à região Marajoara. O diretor para Municípios de População Ribeirinha e Vulnerável, José Raimundo Farias (Sec. Curralinho), representou a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Jucineide Barbosa. Ele fez uma explanação sobre a necessidade do aumento de investimentos em equipes de saúde ribeirinha para a melhoria dos atendimentos nos municípios. “Essa pauta com o senador é na verdade um pedido de apoio político para expormos essa situação para a ministra Nísia Lima”, disse.
Acompanharam a equipe a secretária de saúde de Cachoeira do Arari, Lediane Pereira; Emanno Ferreira (Chaves); Suzy Rodrigues (Salvaterra); Patricia Santos (Afuá); Ediene Bentes (Santa Cruz do Arari); Mônica Leal (Oeiras do Pará); Aurilene Andrade (Anajás); Fabio Farias (São Sebastião da Boa Vista); e Benedito Sherlo Martins (Portel. Também estiveram presentes o representante da Superintendência do Ministério da Saúde do Pará, Delcimar Viana e Sezostrys Alves, assessor técnico do Ministério da Saúde.
Após a reunião, os secretários seguiram para a sessão da Comissão de Meio Ambiente, que começou as discussões sobre os preparativos para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá no Brasil. A COP 30 está marcada para novembro de 2025, em Belém.