Profissionais das secretarias municipais e estadual de saúde do Pará, como Ourém, Abaetetuba e Belém participam da 16ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), em Brasília. Eles apresentam os trabalhos desenvolvidos e que foram destaques na área da vigilância em saúde. O evento reúne ainda técnicos dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), como o Cosems/PA, que está sendo representado pelos técnicos Ângela Oliveira e Antônio Jorge. Também estão presentes as secretárias de Saúde dos municípios de Barcarena, Eugênia Teles, e de Ourém, Elainy de Sousa.
Amanda Matos, da Secretaria Municipal da Saúde de Ourém, apresentou o trabalho sobre “Acompanhamento individual in loco das boas práticas de manipulação na fabricação artesanal da polpa de açaí, como método de prevenção da transmissão oral da doença de Chagas no Pará”. Já o técnico Edivaldo Valente Belo, de Abaetetuba, apresentou a experiência “Ação integrada itinerante de promoção, proteção e recuperação da saúde, realizada pelo serviço de Atendimento Especializado – Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA), nas ilhas de Abaetetuba. Daniele Nunes, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) apresentou “Círio de Nazaré: vigilância ativa e perfil dos atendimentos de saúde, Pará 2019”.
A Expoepi, que encerra-se nesta sexta-feira, 6, tem como objetivo difundir temas importantes para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e premiar os profissionais, os serviços de saúde e os movimentos sociais do país que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância.
O encontro reúne cerca de 2.000 gestores e profissionais que atuam em serviços de saúde do SUS, além de estudantes e interessados no tema. Durante os dias de vento serão discutidas, por exemplo, ações de vigilância, prevenção e controle das arboviroses, como dengue, Zika e chikungunya.