Saúde das Manas se expande para todo o Arquipélago do Marajó

Publicado em: 04/11/2021
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

Iniciado em agosto de 2020, o projeto Saúde das Manas chegou na Ilha do Marajó com o objetivo de garantir o acesso à saúde da mulher. Com ações como doação de kits com itens de higiene, implementação de consultórios de telemedicina, incentivo ao pré-natal e fortalecimento do sistema público de saúde, o projeto se focou em uma primeira fase em sete municípios do Marajó:  Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Melgaço, Salvaterra e Santa Cruz do Arari. Com o sucesso dessa etapa inicial, agora o projeto vive um momento de expansão e em breve estará disponível em todos os municípios do Marajó.

O Saúde das Manas, parceria entre o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA Brasil) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PA), vem articulando o avanço de serviços de saúde sexual e reprodutiva nos demais municípios do Marajó e, inclusive, já inaugurou consultórios de telemedicina também em Cachoeira do Arari, Curralinho, Muaná, Portel e Soure. Desse modo, mais mulheres poderão ter consultas gratuitas com médica ginecologista e obstetra sem sair do município!

Quer saber como funciona a telemedicina? Confira o vídeo produzido pela Prefeitura de Curralinho neste link.

Doações para ACS –  Se você mora no Arquipélago do Marajó, provavelmente em algum momento da sua vida já recebeu uma visita de ACS, agentes comunitários de saúde, que atuam na prevenção de doenças e promoção da saúde integral. Orientam adultos, crianças, idosos e adolescentes. Acompanham o pré-natal da gestante e também pacientes que possuem comorbidade ou estejam em situação de vulnerabilidade.

Nova remessa de kits de papelaria foram doados pelo UNFPA para apoiar o trabalho dos ACS no Marajó

No Saúde das Manas, os ACS levam informação de qualidade para as mulheres e  participarão da distribuição de métodos contraceptivos doados pelo projeto.  Para auxiliar a atuação desses profissionais, o Fundo de População das Nações Unidas fez uma doação de 700 kits de papelaria para os ACS dos municípios que não estavam inseridos no projeto na primeira fase. Serão contemplados: Cachoeira do Arari, Chaves, Muaná, Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Gurupá e Portel.

Em 2020, os kits já foram entregues para os ACS de Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Melgaço, Salvaterra e Santa Cruz do Arari. 

ENDEREÇOS DOS CONSULTÓRIOS DE TELEMEDICINA NO MARAJÓ

  • Afuá: Unidade de Saúde da Família do Capim Marinho – Rua Marcionilo de Oliveira, nº 100, bairro Capim Marinho. De segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h. 
  • Anajás: Secretaria Municipal de Saúde – Av. Floriano Peixoto, s/nº, Centro, ao lado dos Correios.  De segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h. 
  • Bagre: Posto São Rafael, Travessa 25 de março, s/n. Encaminhamentos devem ser feitos na Estratégia de Saúde da Família mais próxima da sua casa.
  • Breves:  Hospital Municipal Santana Rocha Franco, na R. Wilson Frazão, nº 425, bairro Centro. 
  • Cachoeira do Arari: Posto de Saúde Alcineide do Espírito Santo, conhecido como “Choque”.
  • Curralinho: Travessa Pantoja, rua Santa Rosa, bairro: Marambaia. (Antigo posto de saúde da Marambaia. De segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 15h às 16h. 
  • Melgaço: NASF (Núcleo De Apoio À Saúde Da Família) – Rua Antônia Nogueira, S/N, Bairro Tabocal. De segunda a sexta-feira, de 8h às 12h. 
  • Muaná: Secretaria de Saúde: Av. Dr. Rodrigo Lopes Azevedo, S/N. De segunda a sexta-feira, de 8h às 12h.
  • Portel: Centro de Referência Especializada em Telemedicina, na avenida Floriano Peixoto
  • Salvaterra: Hospital Municipal Drº Almir Gabriel, Tv. Prof. João Marcelino, bairro Centro, com entrada localizada pela lateral do mesmo, de frente ao Banco Banpará. De segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h. 
  • Soure: Unidade de Saúde da Família da Matinha.

Texto: Alice Martins – Ascom-UNFPA

Leia também