Reunião nacional debate qualificação das ações de vigilância nos municípios

Publicado em: 04/12/2019
Autor: Edna Lima
Assunto: Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos

Representantes das vigilâncias em saúde dos Estados e municípios estarão reunidos até esta terça-feira, 3, em Brasília, na Reunião de Dirigentes de Vigilância em Saúde, promovida anualmente pelo Ministério da Saúde. O encontro faz parte da primeira atividade da 16ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), que tem como objetivo difundir temas importantes para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e premiar os profissionais, os serviços de saúde e os movimentos sociais do país que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância.

Nos dois dias de reunião, diretores das vigilâncias estaduais de saúde,  técnicos dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) discutem assuntos relacionados ao financiamento e investimentos. Eles também debatem sobre o programa de qualificação da vigilância em saúde, tendo como foco os resultados de 2019 e a proposta de revisão para o ano de 2020.

O técnico responsável pela área de Vigilância em Saúde do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Antônio Jorge Araújo, ressaltou a importância da participação dos Cosems no evento “É primordial discutir ações da vigilância em saúde num evento dessa magnitude. Estamos falando de temas importantes como os investimentos e as mudanças com a nova portaria que define os valores anuais do piso fixo de vigilância em saúde”, ressaltou. 

Antônio Jorge Araújo destacou outro ponto importante que vem sendo abordado – a vigilância laboratorial para o fortalecimento da rede nacional de laboratórios de saúde pública. “O Pará é um Estado de grande dimensão e, por isso, temos muitas dificuldades de retaguarda laboratorial. Daí a necessidade de ampliarmos o debate nesse aspecto”, disse.

Nesta quarta-feira, 4, iniciam-se os trabalhos da Expoepi, que posseguem até sexta-feria, 6, reunindo cerca de 2.000 gestores e profissionais que atuam em serviços de saúde do SUS, além de estudantes e interessados no tema. Durante os três dias serão discutidas, por exemplo, ações de vigilância, prevenção e controle das arboviroses, como dengue, Zika e chikungunya. 

Leia também