O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) participa até esta quinta-feira, 23, em Santarém, da reunião de avaliação da malária nos municípios de abrangência do 9º Centro Regional de Saúde (CRS). O objetivo é discutir assuntos pertinentes aos indicadores de incidência da doença nos municípios da região, além de avaliar as ações desenvolvidas pelos municípios para o enfrentamento do problema.
Durante o encontro, os municípios têm a oportunidade de apresentar suas ações bem como as dificuldades encontradas para desenvolvê-las. Os profissionais também debatem sobre o plano de eliminação da malária e a situação da malária em área indígena.
Além de servidores da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) Rio Tapajós e Tocantins, também participam da reunião gestores e técnicos das secretarias municipais de saúde de Itaituba, Jacareacanga, Almerim, Oriximiná, Mojui dos Campos, Curuá, Juruti, Prainha, Placas, Novo progresso, Óbidos, Alenquer, Rurópolis, Faro e Monte Alegre.
Para Antônio Jorge Araújo, assessor técnico do Cosems/PA, a iniciativa da Sespa em realizar um evento envolvendo os principais atores institucionais, como Ministério da Saúde, Sesai, Cosems/PA e municípios da região é de suma importância. “Tanto qualifica a avaliação dos problemas, quanto favorece a busca das soluções de maneira tripartite”, completou.