Ocorreu nesta terça-feira, 28, e quarta-feira, 29, o “III Fórum Estadual de Redução da Mortalidade Materna no Pará ”. Com o tema “Promoção de Direitos Sexuais e Reprodutivos para a Redução da Morte Materna”, o evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através da Coordenação Estadual de Saúde da Mulher. O fórum reuniu técnicos e gestores que atuam no estado e nas secretarias municipais de saúde.
Participaram da mesa de abertura a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Jucineide Barbosa; a diretora técnica da Sespa, Carla Figueiredo; Laena Reis, diretora estadual de Políticas de Atenção Integral à Saúde; Clarice Leonel, diretora de Políticas para Mulheres, da Secretaria de Estado das Mulheres; e Gabriela Bertoche, consultora nacional em saúde da mulher.
No primeiro dia do evento foram discutidos assuntos de extrema relevância dentro da temática. No período da tarde, teve um painel com o tema “Experiências Exitosas para a Redução da Morte Materna nos Territórios Paraenses”, que trouxe apresentações de projetos, como a “Menina do Laço de Fita”, desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Abaetetuba. O “Saúde das Manas”, uma parceria entre o Cosems/PA e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), também foi apresentado por Nair Souza, Oficial de Programa para Segurança de Insumos em Saúde Sexual e Reprodutiva.
Jucineide ressaltou que a mortalidade materna é um desafio da saúde pública. “A redução da mortalidade materna é um desafio para a Secretaria de Estado da Saúde e secretarias municipais. Por isso, é primordial discutir políticas públicas e envolver todos os atores para que efetivamente possamos alcançar resultados que beneficiem nossa população”, destacou.