Projeto Saúde das Manas impulsiona ações voltadas à saúde reprodutiva

Publicado em: 28/04/2025
Autor: Edna Lima
Assunto: Sem categoria
Tempo de leitura: 1 minuto

Em mais uma ação voltada à saúde sexual e reprodutiva para mulheres do marajoaras, o projeto Saúde das Manas retoma as ações com o curso de formação para inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) destinado às enfermeiras dos municípios do arquipélago do Marajó. O  evento ocorreu no período de 24 a 28 de março, em Breves, capacitando doze enfermeiras, sendo dez oriundas de municípios de Breves, Bagre, Afuá, Soure, Curralinho, Gurupá e Oeiras do Pará.

A iniciativa foi promovida pelo Conselho Municipais de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) e a Universidade do Estado do Pará (UEPA).

O treinamento reforçou a importância dos métodos contraceptivos de longa duração (LARC’s) na ampliação do acesso à saúde sexual e reprodutiva das mulheres do Marajó. A capacitação das enfermeiras fortalece o direito ao planejamento reprodutivo, garantindo mais autonomia e qualidade na assistência prestada às mulheres da região.

Vale ressaltar que a primeira fase do treinamento ocorreu em novembro do ano passado, na cidade de Ribeirão Preto/SP, com a participação de 11 médicos e 12 enfermeiras. Essa etapa foi promovida pela Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA) em parceria com o Ministério da Saúde, proporcionando capacitação teórica e prática para os profissionais de saúde.

Leia também