“A Integração entre a Vigilância em Saúde e a Atenção Básica – o Cuidado Integrado na perspectiva da Imunização”. Esse foi o tema da 10ª oficina temática do Projeto ImunizaSUS, realizada nesta quinta-feira, 16, como parte da programação do Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, em Florianópolis/SC. Durante o encontro, os participantes debateram os pontos focais dos Cosems de todos os estados para o Projeto ImunizaSUS, com a discussão da temática central.
O Cosems Pará foi representado pelo assessor técnico da área de Vigilância em Saúde, Antônio Jorge Araújo, que destacou a importância das oficinas ao logo do ano. “As oficinas do ImunizaSUS têm sido primordiais para que possamos avançar com o resgate das coberturas vacinais, que é um dos principais propósitos do projeto”, completou.
O projeto ImunizaSUS, por meio das Oficinas Temáticas, visa fortalecer a articulação entre os diversos atores envolvidos na imunização, fomentando a troca de conhecimento e a construção de estratégias conjuntas. Com base nos resultados desses encontros, espera-se impulsionar melhorias nas políticas de imunização e otimizar os processos de distribuição de vacinas em todo o país.
Sobre o ImunizaSUS: O projeto ImunizaSUS tem como objetivo promover a qualificação do Programa Nacional de Imunização (PNI) por meio de estudos, pesquisas e debates que envolvem diversos atores da área da saúde. A iniciativa busca o aprimoramento das políticas de imunização e a garantia do acesso universal às vacinas, visando à proteção da saúde da população brasileira.