Por meio do projeto “Em Busca de Marias”, desenvolvido pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena, o trabalho de prevenção ao câncer do colo do útero tem chegado mais perto das mulheres que residem no município. As ações foram aprimoradas nas Unidades Básicas de Saúde, que funcionam todos os dias por demanda espontânea para a coleta de exame Preventivo do Câncer do Colo Uterino – PCCU, assim como a vacinação de HPV de adolescentes, para meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.
Também são realizadas palestras e atendimento prioritário de saúde bucal às mulheres que estão em dia com o PCCU através do “Sorriso das Marias”, como forma de incentivo. Outra metodologia adotada para a busca das Marias é através dos Agentes Comunitários de Saúde, “Amigos das Marias”, que fazem a identificação dessas mulheres que estão em atraso com o exame.
O projeto “Em Busca das Marias” esteve entre as dez melhores experiências exitosas na “I Mostra Pará, aqui tem SUS”, promovida em 2019 pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA). Na oportunidade, o trabalho foi apresentado pela autora do projeto, a Gestora Hospitalar Cleise Jane. A iniciativa ganhou espaço na revista eletrônica sobre as experiências exitosas apresentadas na Mostra, lançada mês passado pelo Cosems/Pa.
“Meu coração é só orgulho, pois esse projeto veio pra mim através de um sonho. Cada vez mais ele recebe reconhecimento e a emoção toma conta. É um projeto contagiante que mobiliza uma legião de trabalhadores, amigos e parceiros. Isso tem feito com que salvemos muitas mulheres de Barcarena do câncer de colo de útero. Minha gratidão a todos que fazem parte de tudo isso e aos nossos gestores que nos dão o suporte para a execução das ações”, destacou Jane.
Neste mês, as ações têm sido intensificadas numa programação especial para a campanha Março Lilás. Para implementar o trabalho, a Secretaria criou o Disk PCCU Barcarena: 98547-9623, um canal de comunicação que possibilita o agendamento do exame a fim de evitar aglomerações e exposições ao novo coronavírus. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 15h.
”O projeto é um conjunto de ações estratégicas que nos favorece o alcance de metas propostas pelo Março Lilás. O trabalho envolve toda a equipe da Atenção Básica, cada um com sua parcela de contribuição. O maior objetivo é conscientizar e divulgar a necessidade da realização do exame, além de alcançarmos um número significativo de mulheres,” reforçou a secretária de Saúde de Barcarena, Eugênia Teles”.