Nesta segunda-feira, 05, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) reuniu-se com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e representantes da Sociedade Civil com objetivo de discutir estratégias de divulgação do Projeto Casulo, lançado em lançado em maio de 2022, com o intuito de ressignificar a atenção à saúde da pessoa transgênero.
A Sespa, em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), Policlínica Metropolitana e Hospital Jean Bitar, compõem a rede de atenção especializada que garante o acesso dos usuários ao projeto. Segundo Carla Figueredo, Diretora Técnica Sespa, a estrutura de média complexidade está pronta para o atendimento da demanda.
Na reunião foi identificada a necessidade de apresentação do Projeto Casulo nas reuniões das Comissões Intergestores Regionais para ampla divulgação a gestão municipal, para que os usuários possam, através das unidades de saúde, ser referenciados aos serviços especializados da Policlínica e Hospital Jean Bitar.
Representando o Cosems/PA, participaram as técnicas Marlene Reis e Lorena Maia, Cléa Calandrini e Valderez Fortunato, Apoiadoras do Projeto de Fortalecimento da Gestão do SUS. Na ocasião, a técnica Marlene Reis ressaltou o trabalho das apoiadoras nas regiões de saúde como importante ferramenta para mobilização e planejamento estratégico em parceria com as equipes técnicas regionais.