Os servidores da gestão municipal de saúde do Pará levaram suas experiências exitosas à 18ª edição da Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, realizada neste domingo, 16, pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) em Goiânia/GO. O evento faz parte do XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde que ocorrerá até esta quarta-feira, 19. Durante todo o dia, eles apresentaram os dezessete trabalhos selecionados na III Mostra “Pará aqui tem SUS”, promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA). A Mostra contou com mais de 500 apresentações presenciais de experiências exitosas de Secretarias Municipais de Saúde de todo o Brasil.
Para Eliciane Montanher, de Rurópolis, que participa pela segunda vez da Mostra, o evento contribui para trocas de experiências e crescimento profissional. “Quando levamos nossas experiência a nível de Estado percebemos a grandeza que há nos trabalhos apresentados. Ao chegarmos na etapa nacional o coração bate forte, pois apesar das adversidades mostramos o SUS que realmente fazemos”, disse.
Os municípios participantes com seus respectivos temas foram: Desenvolvimento de um Cartão de Acompanhamento e Registros sobre a Saúde da Mulher Curralinhense (Curralinho); Projeto Brincando de Miriti (Abaetetuba); Projeto Salas de Situação Colaborativas: Inclusão e Educação Digital dos ACS’S, Traçando Territórios (Abaetetuba); Oficina Papo Cabeça: Prevenção do Suicídio e da Automutilação nas Escolas de Abaetetuba (Abaetetuba); Estratégias para Melhoria da Cobertura de Condicionalidades de Saúde do Programa Auxílio Brasil (Benevides); Casa Rua e Linha de Cuidado em Belém: Populações em Situação de Rua, Migrantes e Refugiados (Belém); Processo de Territorialização na Atenção Primária à Saúde: Mapa Geográfico como Ferramenta do Cuidar (Quatipuru); e Atenção Primária e Laboratório Municipal Expandindo Exames a Área Rural de São Miguel do Guamá (São Miguel do Guamá).
Também foram apresentadas as experiências – Grupo Terapêutico Movimente-se: uma Estratégia para o Atendimento aos Usuários com Dor Crônica Portel Estratégias para o Aumento da Condicionalidade de Saúde Pós-Pandemia do Programa Bolsa Família (Belém); Unidade Móvel da Mulher – Ampliação da Assistência a Saúde Feminina no Município de Parauapebas (Parauapebas); Intervenção Precoce Multiprofissional do SAD Pós Desospitalização de Pacientes Neurologicos Grave (Canaã dos Carajás); Programa Saúde na Escola (Canaã dos Carajás, Pará: Nossa Lição é Cuidar do Futuro (Canaã dos Carajás); O Ouro Que o SUS Garimpa (Itaituba); Educação Permanente: Tipos de Violência Contra a Mulher e o Impacto DO Machismo nas Masculinidades (Altamira); Pionerismo da Enfermagem no Acesso a Inserção de DIU T de Cobre no Município de Santarém (Santarém); e O Renascimento e a Ressignificação do Parto em um Município Rural Remoto da Amazônia Paraense (Rurópolis).