Com intuito de reforçar a importância da prevenção da gravidez na adolescência, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) realizou nesta quarta-feira, 22, no Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional Dr. João Messias dos Santos (Cedep), no município de Breves, evento alusivo ao Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência, celebrado em 26 de setembro por mais de 70 países.
Participaram do encontro os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Breves e ainda a assessora técnica do Conselho, Ângela Oliveira e o presidente Charles Tocantins. Também estiveram presentes os secretários de saúde de Breves, Portel, Bagre, Curralinho, Anajás, entre representantes de entidades, educadores e alunos de escolas públicas.
“Esse é um tema de suma importância historicamente discutido na região do Marajó e também no Brasil, é claro. No entanto, o Marajó merece uma atenção específica. Sabemos que a gravidez na adolescência muitas vezes está ligada à violência contra a criança e o adolescente. Portanto, é um tema que precisa ser tratado de maneira transversal”, destacou Charles Tocantins.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 930 adolescentes e jovens dão à luz todos os dias, totalizando mais de 434,5 mil mães adolescentes por ano. Este número já foi maior e agora está em queda. Ainda assim, o Brasil registra uma das maiores taxas se comparado aos países da América Latina e Caribe, chegando a 68,4 nascidos vivos para cada mil adolescentes e jovens. “Desse número, o Pará representa sozinho cerca de 10%, sendo que a grande maioria dos casos se concentram no Marajó, o que causa muita preocupação”, reforçou Tocantins.
Vale lembrar que o Cosems/PA, em parceria com o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), desenvolve o projeto “Saúde das Manas” com objetivo de apoiar a promoção e a continuidade dos serviços de saúde sexual reprodutiva das mulheres da Ilha do Marajó.