Representando o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Jucineide Barbosa, participou neste sábado, 9, em Belém, do encerramento da Reunião Nacional de Pesquisa em Malária (RNPM), realizada pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde (MS). O encontro reuniu especialistas reconhecidos nacional e internacionalmente e teve como tema “Malária nas Américas: perspectivas rumo à eliminação sob o olhar da saúde global”.
Iniciado na quarta-feira, 6, data estabelecida como o Dia da Malária nas Américas, a reunião teve como objetivo lembrar a importância de ampliar o entendimento sobre a malária e as discussões sobre ações estratégicas para sua eliminação.
Com uma programação científica abrangente, a XVII RNPM contou com conferências, mesas-redondas e miniconferências que discutiram sobre os avanços e desafios no combate à doença. Entre os temas de destaque foram: as estratégias de eliminação da malária no Brasil, as experiências bem-sucedidas de vigilância em saúde nos países da Pan-Amazônia, clima, ambiente e saúde na dinâmica de transmissão da malária, abordagens inovadoras para promover a equidade no diagnóstico da malária, dentre outros.
Jucineide contextualizou os municípios com registros de malária no Brasil, pontuando os desafios para os gestores a respeito do diagnóstico precoce e tratamento oportuno. Ela destacou que os municípios onde se concentra os maiores números da doença são aqueles em áreas indígenas como, garimpos e ribeirinhos. “Todos esses municípios estão localizados nos estados da Amazônia Legal, ou seja, áreas de extrema vulnerabilidade social. É necessário fortalecer os espaços de governança, com mais compromisso político, considerando a importância de mais investimentos e custeio para o enfrentamento da malária”, completou.