O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Charles Tocantins, participou nesta quinta-feira, 26, na Câmara dos Deputados Federais, em Brasília, da sessão solene de lançamento da Frente Parlamentar da Telessaúde. Charles foi representando o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), no qual também faz parte como vice-presidente.
Charles Tocantins falou as dificuldades em preencher vagas de médicos nas cidades do interior. Ele lembrou sobre o projeto Telemedicina, desenvolvido pelo Cosems/PA, que contribui com a oferta de consultas com médicos especialistas em vários municípios paraenses. “Estamos expandindo o Telemedicina também para as regiões onde o as dificuldades são ainda maior. Pra se ter uma ideia, temos 16 municípios no Marajó, somente um tem ginecologista. Com certeza a implantação do Telessaúde vai permitir o acesso dos usuários do SUS às consultas, principalmente das mulheres que muitas vezes têm dificuldades em consultas de pré-natal”, disse.
A Frente parlamentar é coordenada pela deputada federal, Adriana Ventura (NOVO/SP), com o apoio de 200 deputados e 7 senadores. Ao todo, 27 entidades profissionais de saúde no Brasil são apoiadoras do projeto e irão colaborar com os debates relacionados ao tema.
A Telessaúde é a prestação de serviços de saúde à distância por meio de tecnologias da informação e comunicação, via computador ou aplicativos, por exemplo. O setor ganhou força com a pandemia do novo coronavírus, que evidenciou a necessidade de inovações tecnológicas para aumentar a segurança de profissionais da saúde e pacientes.
“Em nome do presidente, Willames Freire, deixo aqui nosso sentimento. Ficamos muito felizes com a iniciativa. Isso vai representar realmente a premissa constitucional de acessibilidade ao SUS”, reforçou Charles Tocantins.