Presidente do Cosems/PA cumpre agenda de compromissos em Brasília

Publicado em: 07/02/2020
Autor: Edna Lima
Assunto: Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Charles Tocantins, participou de intensa agenda de trabalho em Brasília. A programação foi iniciada nesta terça-feira, 4, com a reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), que debateu assuntos relacionados à incorporação de medicamentos e novas tecnologias para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Na quarta-feira, 5, Charles Tocantins participou da primeira reunião da diretoria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) de 2020, com a presença de 20 secretários de saúde das capitais. A principal discussão foi o coronavírus e os gestores puderam esclarecer algumas dúvidas com o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira. Durante a reunião também foi apresentada a Lei Orçamentária Anual da União para este ano, além da discussão sobre o novo modelo de financiamento da Atenção Básica.

As atividades continuaram nesta quinta-feira, 6, com a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que também teve como foco o  coronavírus. Charles Tocantins falou da importância de cada atividade para o planejamento das ações e esclarecimentos de dúvidas, que muitas vezes são demandadas das secretarias municipais do estado. “Estamos num momento em que todas as atenções da saúde estão voltadas a esse novo vírus. É de fundamental importância o debate para sanar muitas dúvidas da população. Também vale ressaltar que esta agenda de compromissos contribui para o andamento dos trabalhos e ainda nos dar a oportunidade de reivindicar e cobrar respostas para várias demandas dos nossos municípios”, disse o presidente.

Coronavírus: De acordo com apresentação feita pelo secretário de vigilância em saúde Wanderson Oliveira, a última atualização sobre o coronavírus foi feita na quarta-feira (5) e aponta que, no mundo, já são 24.554 casos confirmados, sendo 24.363 deles somente na China. Por enquanto, foram registrados 3.219 casos graves, sendo que 86% deles estão em território chinês. Foi informado também que já registraram 492 óbitos. No Brasil, 9 casos suspeitos estão em observação pelo Ministério da Saúde.

*Com informações e foto da Ascom/Conasems

Leia também