Pesquisa epidemiológica sobre a Covid-19 será iniciada em novos municípios paraenses

Publicado em: 04/07/2020
Autor: Edna Lima
Assunto: Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos

Iniciará nesta segunda-feira, 6, a segunda etapa da pesquisa epidemiológica que visa traçar o cenário da Covid-19 no Estado. Dividido em três etapas, o inquérito começou nesta semana em Belém e Ananindeua, com objetivo de obter informações sobre o alcance da Covid-19 no Pará.  A iniciativa é do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e o trabalho é coordenado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Agora, a pesquisa será realizada em mais 50 municípios paraenses nas zonas rural e urbana, com apoio dos gestores municipais. Dividido em três etapas, o inquérito começou nesta semana em Belém e Ananindeua. O trabalho consiste na realização de testes rápidos contra a Covid-19, além da aplicação de questionários sociais. Em campo, estarão 208 acadêmicos do curso de Enfermagem da UEPA.

Segundo a Sespa, o intuito é fazer aproximadamente nove mil testes em cada uma das etapas da pesquisa. De acordo com a Secretaria os dados poderão proporcionar a criação de políticas públicas direcionadas para as regiões de maior prevalência do vírus.⁣  

O vice-reitor da Uepa, Clay Chagas, reforçou que este segundo momento será crucial para o andamento da pesquisa, pois está inserido número maior de municípios, sendo que alguns têm acesso restrito e distante, o que requer trabalho integrado por parte da gestão municipal. “Vamos precisar do apoio dos gestores municipais, pois cada integrante da pesquisa precisará de um representante que lhe dê direcionamento em cada uma das localidades”, afirmou

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Charles Tocantins, reforçou o apoio do Conselho junto ao governo durante o período da pesquisa. “É um trabalho de suma importância para todos neste momento de pandemia da Covid-19. A partir daí, teremos a real dimensão do cenário da doença em todo o Estado. Vale ressaltar que também solicitamos ao Estado que a pesquisa seja estendida a outros municípios, sobretudo, os da região do Marajó e de menor porte”, completou.

Clique aqui e confira a lista dos municípios que participarão da pesquisa neste segundo momento:

 

 

Leia também