Parceria entre Cosems/PA e UNFPA visa promoção à saúde e direitos de adolescentes e mulheres

Publicado em: 15/01/2020
Autor: Edna Lima
Assunto: Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos

Promover atividades conjuntas para a implementação dos serviços voltados à saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes e garantia de direitos das mulheres. Este é o objetivo da parceria assinada nesta segunda-feira, 13, entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (Cosems/PA) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). A reunião aconteceu na sede do UNFPA Brasil, em Brasília, com a presença do presidente do Conselho, Charles Tocantins. 

As ações serão feitas de forma conjunta e o Cosems/PA ficará responsável pelo planejamento e execução de estratégias. O foco é prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids, gravidez precoce  e violência sexual contra mulheres.  Também serão desenvolvidas estratégias para a qualificação das equipes que atuam na atenção básica. A UNFPA se comprometeu em apoiar tecnicamente, além de contribuir com material de apoio e manter sempre a pauta dos Direitos Humanos.

Segundo Charles Tocantins, o Conselho já está preparado para receber as experiências técnicas do UNFPA. Dentre outras agendas, ele demonstrou interesse em contar com o apoio técnico do UNFPA na realização conjunta de mostras e seminários em temas específicos. Outra oportunidade a ser explorada é a de se replicar a iniciativa “Chega Mais – Selo de Qualidade de Serviços para Adolescentes” que certificam serviços e reforçam a rede de atendimento a adolescentes nos municípios. 

“Para nós, é um prazer ter uma parceria firmada com o UNFPA. A gente percebe que é importante termos atenção às pautas levantadas e também trabalharmos com outras como a saúde indígena e envelhecimento populacional. Estamos abertos a começar o plano de ação”, ressaltou o presidente.  

 A representante do UNFPA no Brasil, Astrid Bant, enfatizou que o Cosems do Pará é uma porta de entrada no estado para a redução de mortes maternas que podem ser evitadas e combater a violência contra mulheres e meninas. “Temos como desafio defender essa agenda em todo território nacional, inclusive entre os entes federados. Para isso, é importante obter uma análise sócio-demográfica do Pará, enxergar as dinâmicas populacionais e como se dá a saúde nos contextos”, disse a representante.

Também estiveram presentes na cerimônia de assinatura os diretores do Cosems/PA, Flávio dos Santos Garajau e Dayane Lima e a Assessora Técnica do Cosems/PA, Ângela Oliveira.

 

Leia também