Na próxima quinta-feira, 10, acontece a “Oficina Laboratório sobre a Regionalização do Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará”, que será realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems-PA), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (SEMS) e Beneficência Portuguesa de São Paulo. Por meio de videoconferência pela plataforma Teams, o evento é direcionado aos assessores técnicos e apoiadores do Cosems-PA , além dos profissionais da Sespa que atuam no Nível Central e Centros Regionais de Saúde (CRS).
O objetivo é disparar o processo de planejamento regional integrado operacionalizando o desenho das quatro macrorregiões de saúde. A ideia é organizar a rede de atenção à saúde e fortalecer a regionalização no Estado. “Neste primeiro momento a oficina será somente para esse público alvo. Posteriormente faremos as oficinas de forma descentralizada tendo como publico alvo os profissionais de saúde das macrorregiões do Estado”, explicou o assessor técnico do Cosems/PA, Raimundo Sena.
Participam da abertura da oficina o presidente do Cosesms, Charles Tocantins; o secretário estadual de saúde, Rômulo Rodovalho e a Superintendente Regional do Ministério da Saúde no Pará, Marli Cruz da Rosa. O debate vai contar com a representante do Núcleo de Planejamento (Nisplan) da Sespa, Sônia Bahia, que vai abordar o tema “Regionalização do SUS no Pará”, além de um bate-papo com os especialistas Giovanni Di Sarlo e Ricardo Oliva, ambos da Beneficência Portuguesa de São Paulo.